ENERGIA NO JARDIM

Você já escutou falar que as plantas podem murchar quando recebemos pessoas com uma energia pesada? Isso acontece porque elas ajudam a equilibrar a energia do ambiente, limpar o ar da casa, promover relaxamento e tranquilidade

Quando falamos em energia, não podemos deixar de fora a arte milenar chinesa denominada Feng Shui, que tem o propósito de dar equilíbrio a todos os ambientes, tanto interno quanto externo, gerando conforto e prosperidade para as pessoas.

O Yin representa o feminino e está localizado na parte de trás da casa, enquanto o Yang representa o masculino e está localizado na parte da frente da casa.

As árvores e plantas em geral são muito benéficas, pois criam Ch’i (Energia Vital) em abundância. Mas não se deve deixar árvores e plantas mortas, pois elas têm grande capacidade de criar energia negativa.

No Feng Shui existem cinco principais plantas, apesar de todas terem um ótimo efeito sobre nós. As peônias trazem riqueza e honra. Os crisântemos amor e felicidade, as magnólias brancas e as orquídeas remetem bom gosto e feminilidade, e as flores de lótus estimulam a criatividade.

Se possível, coloque-as na entrada da casa, em caminhos curvos para dar uma sensação de acolhimento. Também é bom ter duas árvores, sendo uma de cada lado, representando os guardiões do lar.

O Feng Shui e seus 05 elementos

O Fogo é a energia do verão e pode ser representado por churrasqueiras, luminárias no jardim, flores vermelhas, laranjas e amarelas.

A Terra é o meio do verão, representada por vasos de cerâmicas, porcelanas, pedras no jardim, plantas marrons e amarelas como os lírios amarelos.

O Metal é o outono representado por qualquer objeto de cobre ou ferro, como vaso ou até bancos de ferro, cores brancas e cinzas, como os agapantos brancos e a cineraria.

A Água é o inverno, representando a riqueza e prosperidade. Pode ser apresentada em fontes, piscinas e chafariz, mas precisam estar sempre em movimento para evitar a estagnação.

A Madeira é a primavera representada por móveis, como bancos ou vasos de madeira, e a cor que representa é o verde encontrado nos arbustos e nas plantas, como a jabuticabeira, lichia e o manjericão.

Quadrado Lo Shu

ABUNDÂNCIA SUCESSO CASAMENTO
FAMÍLIA CENTRO DA SORTE FILHOS
CONHECIMENTO CARREIRA MENTORES

Localizando a sua tabela: a região da carreira precisa estar alinhada à parede onde está localizado o portão principal.

  • Carreira – trabalho e tarefas cotidianas
    Nessa área é importante colocar o elemento água, como fonte ou um lago.
    As espécies mais indicadas são plantas grandes, como as kaizukas e os ficus, e sempre plantados em pares com espécies idênticas na entrada da casa, pois servirão como guardiões da casa.
  • Espiritualidade – conhecimento e sabedoria
    As cores mais indicadas são a branca, como agapantos, lírio da paz, jasmim e érica; verde, como murtas, viburnos e plantas com folhagens; e o lilás, como lavandas e violetas.
    É muito importante que haja claridade nesse ambiente e, para que isso ocorra, podem ser acrescentadas algumas luminárias.
    As mais indicadas são: espécies cítricas, como as laranjinhas e os limõezinhos, e o bambu, pois atrai a espiritualidade.
  • Família e Saúde
    O seu elemento é a madeira e é necessário plantar espécies que tenham troncos fortes, coloque também mesas e cadeiras de madeira.
  • Prosperidade e Abundância
    Essa parte precisa ser bem colorida, uma boa opção como forração são espécies como a maria-sem-vergonha, o gerânio, o lírio amarelo ou a azaléia anã.
    Como espécies de grande porte são indicadas: camélia, trepadeira glicínia e outras que tenham crescimento rápido e vertical.
  • Sucesso e Fama
    Nesse espaço deve-se usar cores como o vermelho e o lilás. As espécies indicadas são: violeta, lavanda, rosa vermelha, primaveras e bromélias.
  • Relacionamento e Casamento
    Representado pelo elemento fogo, as cores indicadas são: vermelha, rosa e branca.
    As espécies indicadas são: azaléias, cerejeiras, camélias, gardênias, jasmim e lírio da paz.
  • Criatividade e Filhos
    Representado pelo elemento metal e as cores indicadas são vibrantes e brancas.
    As espécies indicadas são: azaléia, primavera, magnólia e algumas espécies fortes como os eucaliptos.
    Se nascer uma menina na família, aconselha-se plantar uma cerejeira para estimular a feminilidade.
    Se nascer um menino, aconselha-se plantar um pinheiro, que representa força.
  • Amigos
    As cores indicadas são a branco e a lilás.
    As espécies indicadas são gardênias, jasmins, lírio da paz, violeta e lavandas.
    Nesse ambiente não se deve usar espécies que tenham espinhos.

Plantas conforme a escolha das cores

A cor laranja transmite energia e sentimentos positivos, porém não se deve abusar dessa cor, pois pode tornar o ambiente pesado.
Plantas laranjas: Clívia, Amarilis, Ixora, Strelitzia, Lírio-de-São-José Laranja, Laranja.

A cor amarela transmite paz e tranquilidade e ajuda a levantar o animo.
Plantas amarelas: Lírio-de-São-José Amarelo, Camarão Amarelo, Alamanda Amarela, Justícia amarela, Pingo-de-Ouro, Narciso.

A cor vermelha eleva o espírito e a energia, porém não abuse dessa cor. Por ser intensa, recomenda-se usar em pequena quantidade.
Plantas vermelhas: Antúrio, Barleria Vermelha, Camarão Vermelho, Russélia, Rabo-de-Gato.

A cor verde transmite paz e tranquilidade e é uma cor protetora e terapêutica.
Plantas verdes: Asplênio, Pacova, Formium, Kaizula, Murta, Buxo.

A cor azul transmite paz e tranquilidade, e estimula a criatividade e o otimismo.
Plantas azuis: Agapantos, Camarão Azul, Tumbergia, Hortênsia, Bela Emília

A cor violeta transmite tranquilidade e estimula o pensamento.
Plantas violetas: Iris, Ruélia Roxa, Manacá de Cheiro.

A cor marron transmite conforto e segurança.
Plantas marrons: Croton e Euphorbia.

Veja mais no link: http://casavogue.globo.com/Arquitetura/Paisagismo/noticia/2016/07/6-plantas-que-melhoram-energia-da-casa.html