FRUTÍFERA NO JARDIM

As árvores frutífera dão um toque especial ao jardim, embelezam e promovem sombra aconchegante ao ambiente, Conheça algumas das principais espécies que podem ser cultivas em casa

As árvores frutíferas trazem diversos benefícios ao moradores da casa, como pegar a fruta diretamente do pé, longe dos agrotóxicos, tanto como atrair pássaros. Para se adquirir uma árvore frutífera você só precisa querer, elas se adaptam em qualquer espaço desde que tenha sol, pois não desenvolvem bem em lugares sombreados.

Cuidados especiais para ter uma bela frutífera em sua casa

  • Fazer podas de formação na época que a planta não estiver com flores e frutos;
  • As regas precisaram ser mais frequentes em vasos do que nas plantadas diretamente na terra, isso porque a evaporação é maior em vasos do que nos solos;
  • Para ter uma boa frutificação é necessário uma boa drenagem e usar substratos com húmus e composto orgânico que ajudam a melhorar a textura do solo.

Descubra a situação da sua varanda ou do seu jardim
Face Norte – recebe sol durante todo o dia
Face Sul – recebe menos de 04 horas de sol por dia
Face Oeste – recebe sol pela tarde
Face Leste – recebe sol pela manhã

Cuidados e observações com as frutíferas

A – O PH do solo precisa estar entre 5,5 e 6,5. Recomenda-se colocar 200 g de calcário dolomítico por m² e regar muito bem durante as próximas semanas. Fazer essa aplicação durante um mês antes do plantio e sempre repeti-la uma vêz por ano.

B – Aplicar na cova ou no vaso esterco de curral bem curtido, esterco de galinha, superfosfato simples e NPK 10 – 10 – 10.

C – Observar sempre a folhagem, para ver se existe alguma doença ou praga para assim removê-la.

D – As regas, após o plantio, devem ser periódicas, ou seja, todos os dias.

Principais pragas e doenças que atacam as frutíferas

Ataque dos pássaros
Para algumas pessoas isso não é nenhum problema, mas para outras pode ser um incomodo. Recomenda-se ensacar os frutos jovens.

Colchonilha
Ataca completamente a planta desde a sua raiz até as suas folhagens. Recomenda-se pulverizar com óleo mineral e óleo de Neem.

Pulgão
Ataca os brotos novos, ficando uma crosta preta nas folhagens. Recomenda-se usar calda de fumo. Pique 10 cm de fumo de corda e junte com 1 litro de água. Deixe a mistura curtir por cinco dias e, após isso, dilua em 10 litros de água. Pulverizar a mistura sobre as plantas.

Mosca da fruta
Coloque ovos nos frutos. Recomenda-se ensacar os frutos jovens.

Confira abaixo algumas dicas de espécies e suas recomendações.