JARDIM COM CRIANÇA

Crie um clima alegre no seu jardim com peças criativas para atrair as crianças.

Os pequenos são curiosos e é na infância que precisam aprender a respeitar e entender o bem que a natureza faz para as pessoas. A preservação do verde para uma criança se inicia com o incentivo dos pais.

Faça no jardim ou em uma varanda, um cantinho dedicado para a criança e que ela saiba que aquele espaço é somente dela. Dessa forma o adulto dá a ela a responsabilidade de cuidar da planta e ela saberá que terá que cuidar, caso contrário a plantinha irá morrer.

Plante espécies que floresçam o ano inteiro, preferencialmente as que tenham crescimento rápido, pois as crianças são ansiosa e desejam ver que o plantio está dando certo.

Monte um vaso com sementes de girassol, petúnias e outras sementes, para que a criança faça o passo a passo da montagem do vaso.

Coloque brinquedos ao ar livre perto do jardim para que a criança brinque em meio ao verde.

Uma dica é montar uma horta e ensinar a criança sobre as necessidades reais da planta, como deve ser adubada e rega-la.

Essa prática também ensinará a criança a ter paciência para esperar o desenvolvimento da hortaliça, que dependerá dos cuidados e das condições que estão expostas.

Leia livros sobre jardinagem com os pequenos: além de aprenderem sobre o crescimento das plantas, flores e frutas, eles ficarão mais empolgados para mexer no jardim.

Leve as crianças junto para comprar os materiais necessários para a jardinagem para que ela participe de cada etapa.

Alguns cuidados necessários para se atentar:

  • Use protetor solar, chapéus e luvas. As roupas precisam ser as mais confortáveis possíveis, para que a crianças possa manusear as ferramentas e as plantas com liberdade.
  • É muito importante que os materiais sejam específicos para as crianças, como luvas, pazinhas e outras ferramentas para que elas tenham responsabilidade sobre as ferramentas e cuidem delas.
  • Evite usar as plantas tóxicas, por isso, recomenda-se que antes de começar qualquer tarefa no seu jardim, pesquise na internet ou em livros sobre as espécies desejadas.
  • Verifique se a criança tem alergia a alguma planta, os sintomas costumam aparecer na forma de erupções na pele, vômitos entre outras mudanças de comportamento.
  • Tenha cuidado com os fertilizantes e os pesticidas: crianças devem manusear somente materiais orgânicos, mas sempre junto com um adulto e com luvas e roupas adequadas.
  • Verifique sempre se não existem insetos perigosos que possam machucar a criança. A lagarta-bola-de-fogo costuma aparecer nas moreias principalmente na estação do verão.
  • As crianças devem sempre lavar as mãos e trocar de roupa sempre que terminarem a jardinagem, pois há grandes chances de ter ficado resquício de alguma toxina vinda do jardim.

A seguir algumas dicas de espécies, brinquedos e móveis para incentivar a criança a ficar mais tempo na área externa.