Jardim Vertical

O jardim vertical surgiu como uma opção para quem não tem espaço, mas não abre mão de ter um pouco da natureza dentro de casa. Se este é o seu caso, confira essas ideias e aprenda a montar o seu próprio projeto de paisagismo com flores pendentes.

Existem oito maneiras de construir jardins verticais:

  1. Construídos com blocos pré-moldados, como os feitos pela empresa Neo Rex. A empresa fabrica dois modelos, um de jardineiras contínua e outro de jardineiras ziguezague.
  2. Já o Wall Green, da Thermogreen Tecnologia Ambiental, é vendido em kits modulares montados por um sistema de encaixe com capacidade para 18 plantas.
  3. O Green Wall Ceramic é montado com blocos de cerâmica fixados com argamassa ,que podem ser colocados em muros e paredes.
  4. Quem preferir fazer o jardim vertical com treliças e vasos, primeiramente deve fixar a treliça na parede ou no muro com parafusos ou chumbá-la, e depois dispor de vasos em meia-lua nos locais.
  5. A técnica Pet é usada com garrafas de plástico fixadas em uma estrutura ou direto na parede. Nesse caso, as espécies são plantadas dentro da garrafa.
  6. A fibra de coco pode ser fixada na parede através de parafusos e as espécies plantadas nela.
  7. Há também a opção de vasos meia-lua fixados através de parafusos diretamente na parede ou no muro.
  8. O Quadro Vivo é uma técnica de quadros que podem ser colocados tanto em residências como em escritórios. Essa estrutura é completamente vedada para evitar vazamento.

Dicas

Jardins expostos ao sol devem usar espécies cultivadas a pleno sol. Já nas áreas internas, deve-se usar espécies de sombra.

Outra dica é fazer um jardim vertical próximo às áreas da cozinha ou da churrasqueira, com plantas comestíveis como as hortaliças.

Escolha espécies perenes, que não tenham facilidade de perder folhas, e use plantas pendentes e semi-pendentes.

A seguir algumas espécies mais indicadas para cada insolação.

OUTRAS DICAS

Jardim

Monte o seu jardim

Antes de iniciar o plantio, você precisa se atentar a alguns itens que vão garantir a saúde das plantas e a beleza do seu jardim.

Jardim

Jardim com Árvores

É possível ter e manter uma bela árvore em casa, mesmo que o espaço seja pequeno. Para isso, você só precisa fazer um planejamento antes de

Jardim

Jardim com Crianças

Crie um clima alegre no seu jardim com peças criativas para atrair as crianças. Os pequenos são curiosos e é na infância que precisam aprender

Rolar para cima