MONTE O SEU JARDIM

Antes de iniciar o plantio, você precisa se atentar a alguns itens que vão garantir a saúde das plantas e a beleza do seu jardim. Confira a seguir essas dicas !

Antes de iniciar, você vai precisa saber:

  • A Insolação e a sua influência na planta;
  • As fases da lua e a sua influência no jardim;
  • Os tipos de solos (Veja o link solos bem nutridos);
  • Quem usará o espaço, se serão crianças, animais ou idosos;
  • Se a ideia é esconder algum canto que não gosta em casa;
  • Se pretende cultivar ervas, hortaliças e frutíferas;
  • Dispor as plantas conforme a sua altura;
  • Fazer um projeto com as quantidades e espécies escolhidas.

INSOLAÇÃO

Qual é a intensidade de sol e luz que o seu canteiro recebe por dia? Ao fazer um projeto de paisagismo é importante saber que a luminosidade é importante para o seu jardim se manter vivo.
As plantas que gostam de sol são chamadas de plantas de pleno sol. Já as plantas que não suportam sol direto, porém precisam de uma boa claridade, são chamadas de plantas de meia-sombra. E as espécies que não toleram sol  direto e nem precisam de tanta claridade, são chamadas de plantas de sombra.

Em canteiros que recebem mais de quatro horas de sol diariamente, deve-se usar plantas de pleno sol. (Veja a lista de opções de plantas, mais abaixo.)

Canteiros que recebem luz, porém sem sol direto, devem receber plantas de meia-sombra, nestas condições, as de pleno sol acabariam ficando queimadas ou até mesmo morrendo. (Veja a lista de opções de plantas, mais abaixo.)

E os canteiros que não recebem luz direta do sol, além de pouca claridade, devem usar plantas de sombra. Caso coloque plantas de pleno sol nesse local, a planta acabara morrendo. (Veja a lista de opções de plantas, mais abaixo.)

Após conhecer essas importantes características das plantas, identifique o lado em onde o sol nasce e estenda a sua mão direita nesta direção. Aí é o Leste, à sua frente está o Norte, às suas costas o Sul e à sua esquerda o Oeste. Se preferir, pode usar uma bússola.

Na face Norte, o Sol é intenso durante nove horas por dia; ao Sul, o Sol é intenso durante três horas na parte da tarde; na face Oeste, o Sol é intenso durante seis horas na parte da tarde. Esses tempos de exposição solar são aproximados, pois há variações, dependo da estação do ano. Adicionalmente, é importante verificar se, independentemente da face identificada, o local tem sombra em alguma parte do dia.

 

Fases da lua e a sua influência no jardim

Apesar de controverso, muitos pesquisadores garantem que as fases da lua têm efeito sobre o desenvolvimento das plantas. Tanto as ações da luminosidade, quanto da gravidade da lua exercem influência no desenvolvimento de hastes, no desabrochar das flores, no amadurecimento dos frutos e também no aprofundamento das raízes.

Na prática, podemos considerar as seguintes regras:

Quarto crescente: crescimento das partes aéreas. Momento indicado para plantar e transplantar.

Lua cheia: geralmente, os dias são secos e são bons para as colheitas. Ideal para semear e plantar bulbos.

Quarto minguante: diminui a força da seiva e, por isso, favorece o crescimento das raízes e o plantio de bulbos. É ideal para fertilização com adubos orgânicos.

Lua nova: não é uma boa fase para o plantio. Nesse período, as plantas não têm resistência às pragas, por isso é recomendado fazer a pulverização com venenos. Também é um ótimo momento para adubar as plantas.

Iniciando a montagem

Após percorrer os passos acima e com as mudas adquiridas, você já poderá iniciar o seu jardim.

Atente-se em proteger do sol as mudas compradas antes de plantá-las, caso não as plante no mesmo dia. Tenha cuidado para a planta não desidratar e murchar.

  1. Inicie o plantio sempre pelos cantos ou muros, dessa forma você conseguirá ter uma dimensão do espaço e melhor visualização do jardim. Veja em cerca viva e trepadeiras, para ajudar na escolha da espécie.
  2. Após realizado o plantio, você irá para o plantio do canteiro com mudas menores. Veja em forração.
  3. Finalizado o plantio da forração, você poderá partir para o plantio do seu gramado ou, caso seja um espaço muito sombreado, recomenda-se colocar pedriscos. Veja em gramados.
  4. Após o plantio, faça a rega do canteiro.

Dica: quando se tem muita sombra, colocar canteiros no meio do gramado ou do pedrisco para diminuir as chances de perda do gramado e dar uma sensação menos árida ao espaço.

Tome nota!
O plantio de canteiros se faz em ziguezague ou pé de galinha, esse procedimento ajuda a manter a distância adequada de uma planta para outra, levando a um melhor desenvolvimento.


Espécies adequadas para cada tipo de luminosidade

Ensolarado e seco: existem diversas plantas que vão bem nesse ambiente, porém, precisam de regas mais frequentes.

Sombra seca: plantas que vão bem em solos leves, debaixo de árvores e cercas vivas.

Sombra úmida: espécies de plantas que se desenvolvem em jardins que possuem solo que retém água. Recomendável plantar folhagens.