PLANTA COM DOENÇA

Conheça as principais doenças que afetam as plantas e saiba como proteger o seu jardim deste mal conservando saudável.

As doenças são muitas vezes transmitidas de uma planta para outra, por meio dos utensílios de jardinagem ou até mesmo pelo ar. Por isso, é importante conhecer e identificar as patologias que afetam as plantas, para tratar adequadamente e evitar a contaminação das demais espécies.

Oídio

Ele deixa na folha uma marca branca parecendo poeira, costuma aparecer na planta quando o tempo esta seco. Recomenda-se regar com maior frequência, retirar as folhas contaminadas e caso a planta continue com a poeira será necessário pulverizar com enxofre diluído em água.

Míldio

Ele deixa na parte de trás da folha uma penugem, costuma aparecer quando o tempo esta úmido e quente. Recomenda-se colocar sulfato de cobre na planta toda.

Podridão Cinzenta

Ela deixa na folha uma penugem cinzenta e costuma aparecer quanto o tempo esta frio e úmido principalmente em ambientes com pouca circulação.Recomenda-se eliminar todas as folhas contaminadas e pulverizar com enxofre diluído em água.

Fumagina

A fumagina é um fungo preto que aparece nas folhas quando a planta esta exposta a condições inadequadas como falta de luz e a planta fica debilitada e consequentemente é atacada por pulgões. Será necessário retirar todas as folhas e pulverizar toda a planta com óleo de neem.

Ferrugem

A ferrugem aparece na parte inferior da folha e se torna necessário a retirada de todas as folhas infectadas e pulverizar a planta toda com com enxofre diluído em água.

Algumas dicas simples podem manter suas plantas saudáveis e evitar doenças. São elas:

  • Mantenha todas as ferramentas e utensílios de jardinagem desinfetados.
  • No inverno ou em dias frios, não faça regas no final do dia. Quanto mais as folhas estiverem úmidas, maiores serão as chances de ataques por fungos e bactérias.
  • Mantenha a terra adubada, pois o solo pobre em nutrientes deixa as plantas mais fracas e suscetíveis às doenças.

Ao identificar que uma planta está doente, remova-a daquele local e deixe-a afastada de outras plantas.

A seguir, conheça alguns tipos de doenças que podem colocar em risco a saúde de suas plantas.