PLANTA COM PRAGA

As pragas podem matar as plantas e precisam ser combatidas com compostos químicos ou receitas caseiras. Saiba como conter este mal em seu jardim.

As pragas como pulgões, lagartas e cochonilhas são inimigas das planta e precisam ser combatidas para evitar infestação no jardim e causar a morte das espécies.

Caso tenha uma planta muito contaminada em seu vaso ou jardim, é preciso retirá-la do local em que estiver para que ela não transmita as pragas para as outras espécies.

Uma das causas de pragas é o solo pobre em nutrientes, que deixa as plantas mais fracas e suscetíveis ao ataque desses insetos.

Uma dica interessante para combater o ataque de pragas em suas plantas é a lâmpada lançada recentemente pela empresa Sylvania, o modelo incandescente se chama Protelux e promete afastar os insetos.

Preparo das receitas caseiras para combater pragas

01 – Calda de fumo
Corte 20 cm de fumo e deixe-o de molho, durante 01 dia, em 1/2 litro de água. Para aplicar a mistura nas plantas, use de 3 a 5 colheres de sopa desse preparado diluído em 1 litro de água. Não é recomendado o uso desta solução após 8 horas de seu preparo.

02 – Algodão com álcool ou sabão de coco e água
Use uma solução de 50% de água e sabão de coco (50 gramas para cada 5 litros) ou 50% de água e 50% de álcool.

03 – Isca de cerveja
Molhe um pedaço de estopa em uma mistura de 500 ml de cerveja e 100 ml de água. No final da tarde, deixe a estopa encharcada dentro de um saco aberto próximo às plantas atacadas. A estopa atrairá as pragas.

03 – Óleo de Neem
Extraído de uma árvore é um inseticida natural mas não convém usar inúmeras vezes em um curto período pois pode matar insetos amigos.

Em casos de infestações mais severas, onde as receitas caseiras e os produtos naturais sugeridos não forem eficazes, será necessário contatar um engenheiro agrônomo, que poderá receitar produtos químicos específicos.

Sempre que aplicar veneno nas plantas, vista roupas adequadas com mangas compridas, luvas de borracha, chapéu ou boné para proteger a cabeça, máscaras de proteção e óculos.

Após a pulverização, lave bem as mãos e coloque as roupas para lavar separadas das outras, para não contaminar as demais peças.

Fonte – Revista Natureza


A seguir, conheça alguns tipos de pragas que podem colocar em risco a saúde de suas plantas.