PLANTA PARA TRELIÇA

Você sabia que existem plantas específicas para serem colocadas em treliças ou pergolados? Conheça as espécies adequadas para cada espaço e aprenda a cultivá-las corretamente.

Ao iniciar o seu projeto paisagístico com plantas pendentes, você precisa saber qual estrutura será utilizada, se uma treliça ou um pergolado. Após escolher o modelo da base, atente-se à intensidade de sol exposto no local e qual será a demanda de manutenção.

Existem trepadeiras que tendem a ser mais comportadas e possuem crescimento moderado, estas espécies são mais recomendadas para serem cultivadas em treliças. Já as trepadeiras com crescimento rápido e desordenado são indicadas para serem dispostas em pergolados.

Se a ideia for montar um pergolado, aposte na criatividade, mas tenha em mente que a estrutura deve ter pelo menos 2,5 metros de altura e ser chumbada no chão. Para os modelos de madeira, recomenda-se que sejam feitos de material certificado (como Casa do Ipê e da Garapeira). As opções de ferro devem ser previamente impermeabilizadas com verniz, para não enferrujar.

Confira abaixo algumas trepadeiras e conheça suas particularidades de cultivo.