Sustentabilidade é a capacidade de nos desenvolvermos econômica e socialmente respeitando a natureza, garantindo o uso racional dos recursos naturais.

Você sabia que se cada um fizer a sua parte podemos ter um planeta mais saudável e menos poluído ? Mas para isso acontecer será necessário pequenas modificações no seu dia a dia.

Confira algumas atitudes verdes saudáveis e positivas para o planeta:

  • Andar mais a pé do que de carro fará co  que você estimule a sua saúde tanto física como mental.
  • Aproveitar os restos de comida fazendo compostagem, mas você deve estar pensando mas e a sujeira toda e as moscas que essa compostagem trarão para a minha casa ? A empresa Trapp lançou no mercado máquinas destinadas a fazerem compostagem.
  • Não jogar lixo nas ruas e sim recicla-los. Vocè sabia que com algumas garrafas pet você pode criar uma linda e saudável horta ?
  • Plantar no seu jardim espécies adequadas para o clima da sua cidade ou seja construa o seu jardim com plantas nativas dessa forma você usará uma menor quantidade de água e de nutrientes ajudando o nosso planeta.
  • O telhado verde também é uma ideia bem bacana que ajuda a reduzir a temperatura interna da sua casa exterminando o uso de ventiladores e do ar condicionado.
  • Construir a sua casa com várias janelas fará com que você tenha um maior contato com a natureza e consequentemente reduzirá a energia gasta com a iluminação.
  • Regue as suas plantas sempre nos horários certos. No verão regue no final do dia e no inverno ao amanhecer dessa forma as suas plantas estarão sempre saudáveis e você usará uma quantidade menor de água.

 

 Post 01 –  

 

Você sabia que foi implantada uma horta de 1.000 metros quadrados em plena Marginal Pinheiros, exatamente em cima do teto do Shopping Eldorado ?

Dessa horta já foram produzidas beringelas, pés de alface e diversas outras espécies as quais foram consumidas pelos próprios funcionários do shopping.

A horta não parou somente na produção dos alimentos, mas também serve como compostagem de todos os resíduos servidos nos restaurantes do shopping.

Uma super idéia, pois alem de dar um fim correto para todos esses resíduos reciclando 25% das 300 toneladas de lixo criados por mês, ainda serve como adubo.

No total são geradas 14 toneladas de adubos por mês. 

Para realizar a compostagem, o shopping encomendou duas enzimas específicas para acelerar a decomposição adequada do seu lixo. Com essas enzimas o processo todo leva três horas e sem elas levaria até 180 dias. 

Esse projeto tem um custo mensal de R$ 12.000,00 para o shopping.

A idéia também é daqui um tempo expandir o tamanho da horta, tendo como consequência uma diminuição da temperatura interna do shopping, com isso teriam uma economia de ar concionado.

Confira abaixo as imagens: