Hortaliças no jardim

Cultivar uma horta em casa é sinônimo de saúde e bem-estar independentemente da idade. 

Para as crianças é um incentivo à disciplina, pois exige atenção e dedicação, já para os adultos é um passatempo relaxante e prazeroso, que vai do plantio à colheita. A seguir, aprenda a realizar esse tipo de agricultura em seu lar.

A hortaliça pode ser cultivada em qualquer lugar, desde que seja em pequenos vasos, jardineiras, caixas de madeira, garrafas PET com drenagem ou, até mesmo, em um canteiro destinado somente à horta. Entretanto, recomenda-se começar a horta com um ou dois vasos.

Antes de começar o cultivo da horta em casa, é preciso pesquisar as espécies para obter sucesso no plantio. Vale conhecer também as característica de cada hortaliças e possíveis alergias dos moradores, antes de ingerir o alimento.

Recomendações básicas

  • Tenha iluminação adequada por pelo menos 5 horas diárias de sol, independentemente se será na parte da manhã ou da tarde.
  • A irrigação é importante para o desenvolvimento das plantas. Tenha cuidado tanto com o excesso de água, que apodrece as raízes, quanto com a falta de água, que murcham as plantas. Hortaliças em vasos tendem a secar mais rápido do que as plantadas em canteiros diretos no solo.
  • A preparação do solo para o plantio precisa ser de 1/3 de terra preta, 1/3 de vermiculita e 1/3 de matéria orgânica, como esterco de aves, húmus de minhoca e outros compostos.
  • A adubação precisa ser feita antes do plantio e, após isso, a cada 15 dias. Recomenda-se usar compostos orgânicos, esterco de galinha, húmus e sulfato de amônia.
  • O tempo de colheita dependerá da espécie, da insolação e dos cuidados obtidos com a espécie.
  • Para evitar pragas em sua horta, tire as folhas secas e observe se existem bichinhos na planta. Caso exista insetos em sua horta, tire-os um a um. Após isso, será necessário limpar as folhas com sabão neutro ou detergente de louça.

Dicas para o pleno desenvolvimento de sua horta

  • Evite sempre que possível o plantio, no mesmo vaso, de espécies que cresçam muito juntamente com espécies de crescimento lento, pois a tendência é sufocar as plantas que crescem menos.
  • O alecrim e o louro devem ser plantados individualmente, devido ao seu crescimento.
  • Boas opções que podem ser plantadas juntas no mesmo recipiente são a cebolinha, o manjericão, a manjerona, o orégano, a salsa e a sálvia.
  • O coentro e o manjericão devem ser protegidos no inverno.
  • A hortelã é uma planta invasora, por isso, recomenda-se plantá-la sozinha em um vaso ou jardineira.

Dicas em relação às cores das hortaliças e seus benefícios à saúde

Verde – Benéfico para a pele, os ossos, os sistemas imunológico e nervoso, a redução do colesterol e as doenças cardiovasculares.
Opções como alface, espinafre, brócolis e agrião.

Amarelo e laranja – Benéfico para a pele, a visão, o sistema imunológico, as doenças cardíacas.
Opções como a cenoura, abobora e o pimentão.

Vermelho – Benéfico para reduzir o colesterol, a saúde da pele e da gengiva, o sistema imunológico.
Opções como as pimentas, melancia, tomate e o morango.

Branco – Ótimo anti-inflamatório, combate alergias, equilibra o sistema imunológico e melhora a circulação.
Opções como alho, cebola e couve-flor.

Roxo – Previne o câncer e auxilia no tratamento de doenças cardíacas.
Opções como berinjela, alcachofra, beterraba e o repolho.

Fonte: www.dicasdemulher.com.br/horta-em-casa.
Agronoma Renata Rodrigues Bonazzi

Abaixo, conheça as características de algumas hortaliças que podem ser cultivadas em casa.

OUTRAS DICAS

Exterior

Iluminação no jardim

Você sabia que um projeto luminotécnico pode valorizar o seu ambiente? Isso acontece porque as plantas iluminadas de forma adequada se destacam no espaço. O

Exterior

Jardim médio

Você já deve ter visto algum jardim com uma área grande com móveis e plantas umas em cima da outra e deve ter pensado porque

Rolar para cima