Plantas em escadas

Antes de ser bonita, a escada precisa ser segura e funcional, para isso será necessário escolher o material com que ela será feita.

Existem diversos materiais que podem ser usados em escadas, mas os mais comuns são as madeiras, tijolos e pedras, pisadas de madeira ou até mesmo pedras com pedriscos no meio.

Ao iniciar o seu projeto de paisagismo, verifique o grau de inclinação do talude e calcule a altura, largura e profundidade que devem ter os degraus.

Outra dica é que os degraus devem ter, pelo menos, 60 centímetros de largura e a inclinação do solo não pode passar dos 35°. Já a pisada varia entre 27 a 30 centímetros e a altura do degrau fica entre 15,5 a 19 centímetros.

Para tornar o passeio mais agradável, é interessante intercalar os degraus da escada com patamares planos. E quando a inclinação do terreno for pouco acentuada, recomenda-se criar degraus mais longos.

Dispor de plantas entre os degraus torna a escada mais agradável, mas as espécies precisam ser de pequeno porte para que não passe a altura do degrau.

Se atentar que a planta será observada por diferentes ângulos e terá a função de segurar a terra no lugar, evitando deslizamentos. Assim, é necessário pensar no que será colocado ao redor da escada e quais as melhores espécies de plantas para escadas.

Abaixo, confira ideias para paisagismo com plantas em escadas.

OUTRAS DICAS

Plantas

Plantas para vaso suspenso

Todo jardim pede um cantinho sombreado, como uma árvore ou um caramanchão com ripas de madeira ou estrutura de ferro. Nesses locais, as plantas para

Plantas

Plantas para treliça

Você sabia que existem plantas específicas para serem colocadas em treliças ou pergolados? Conheça as espécies adequadas para cada espaço e aprenda a cultivá-las corretamente.

Plantas

Plantas para forração

As espécies ideais para cobrir o solo e fazer o acabamento de canteiros, pois raramente atingem altura superior a 20 cm e dão um toque

Rolar para cima