Plantas em talude

As flores são ótimas soluções para decorar e esconder desníveis de solo. Confira dicas de cultivo e as espécies mais adequadas.

Plantas em taludes

O talude é um trecho acidentado do terreno, que pode ser aproveitado para a criação de jardins em patamares e canteiros.

Os patamares consistem em formar níveis bem definidos ou levemente ondulados, e pode dar vida a canteiros atrativos, áreas de circulação ou até mesmo novos ambientes ao ar livre.

Depois de feita a distribuição do que se terá em cada área do patamar, será necessário pesquisar as espécies adequadas para cada espaço sempre se preocupando com os itens abaixo:

  1. Se trarão harmonia ao ambiente.
  2. As plantas serão vistas de vários ângulos.
  3. As plantas auxiliarão na contensão da terra do solo, reduzindo as chances de erosão.

Tome Nota!

Se o terreno for levemente íngreme e tiver uma área extensa e que seja para pisoteio, uma boa solução é usar a grama esmeralda, que ajuda na compactação do solo e impede a erosão.

Quando os patamares forem mais definidos e o terreno entre um patamar e outro for mais íngreme, é recomendado fazer canteiros independentes e específicos em cada um dos espaços.

Um patamar pode ser composto por plantas, enquanto o outro pode ser destinado para uma área de descanso, colocando bancos ou até mesmo uma mesa com cadeiras tornando o ambiente mais agradável e funcional.

Para conter os taludes, use contenções de madeira, pedra ou até contenções especiais, como muros de arrimo feitos com pedras.

No caso de contenções com muros de arrimo, peça auxilio a um engenheiro especializado no assunto, pois as pedras são fixadas no chão com cimento e argamassa.

É importante pensar na drenagem do canteiro por onde a água escoará, dessa forma, você minimizará problemas futuros.

Planejar o caminho que as pessoas irão circular para que o caminhos seja o mais agradável possível.

A construção no talude pode ser feita com escadas, que devem acompanhar o desenho do terreno ou, se for uma área muito extensa, será necessário criar níveis planos intercalados com dois degraus para que o caminho seja mais suave.

Criar maciços densos usando a mesma espécie com flores atraentes, porém não cansativas, também costuma ficar interessante e ajuda a não poluir o visual do jardim dando maior leveza ao ambiente.

Abaixo, confira ideias para paisagismo com plantas em taludes.

OUTRAS DICAS

Plantas

Plantas para vaso suspenso

Todo jardim pede um cantinho sombreado, como uma árvore ou um caramanchão com ripas de madeira ou estrutura de ferro. Nesses locais, as plantas para

Plantas

Plantas para treliça

Você sabia que existem plantas específicas para serem colocadas em treliças ou pergolados? Conheça as espécies adequadas para cada espaço e aprenda a cultivá-las corretamente.

Plantas

Plantas para forração

As espécies ideais para cobrir o solo e fazer o acabamento de canteiros, pois raramente atingem altura superior a 20 cm e dão um toque

Rolar para cima